Acuidade visual a laser é um exame oftalmológico que avalia o potencial de visão do paciente e o quanto é capaz de distinguir contornos e formas. Ele ajuda a estabelecer o prognóstico visual de indivíduos que devem se submeter a algumas cirurgias como, por exemplo, catarata, transplante de córnea e vitrectomia.
A acuidade normal é a 20-20 para longe, isto é, a pessoa consegue enxergar detalhes a uma distância de 20 pés (6 metros). As principais causas do baixo potencial visual são as ametropias: miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Além disso, o procedimento também é indicado para avaliação pós-operatória de cirurgia de catarata e transplante de córnea, bem como no acompanhamento de doenças de córnea. É recomendado para todo paciente que, por alguma razão, não alcance boa visão no exame de refração, mesmo depois de tratar todo o grau.
Como o exame de acuidade visual a laser é feito?
O profissional responsável pelo exame acende um letreiro luminoso em que aparecem letras e números, os quais o paciente deverá ler. O procedimento é indolor e, na maioria das vezes, a pupila deve ser dilatada para facilitar o processo. Por isso, é sugerido que o examinado compareça ao exame com um acompanhante.
Orientações importantes
Algumas informações importantes relacionadas à realização do exame de Acuidade visual a laser:
- O paciente não precisa suspender medicamentos e/ou colírios em uso;
- Com o colírio utilizado para dilatar as pupilas, a visão fica embaçada por aproximadamente 6 horas;
- É necessário ter cooperação e fixar o olhar no letreiro durante o exame;
- O exame não pode ser realizado em analfabetos, crianças pequenas ou casos de retardo mental grave;
- O indivíduo precisa suspender o uso de lente de contato no dia do exame, mas deve trazê-la consigo na ocasião;
- Pacientes portadores de opacidades de meio, ou seja, situadas na córnea ou no cristalino, realizam essa verificação com maior frequência.