aberrometria-opd-scan-01

Aberrometria é um exame oftalmológico que estuda os defeitos refrativos da córnea e as aberrações ópticas que podem afetar a qualidade da visão. As imperfeições podem estar associadas a doenças refrativas, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Nesse sentido, podem provocar sintomas como, por exemplo, ofuscamento, brilho e diminuição da visão noturna.

Indicação

A Aberrometria é indicada para o estudo de casos em que o uso de óculos ou lentes de contato não propicia uma boa acuidade visual e também no pós-operatório de cirurgias refrativas.

Como o exame é feito?

A Aberrometria é feita através do OPDScan, um aberrômetro versátil que permite ao oftalmologista obter informações precisas das estruturas refrativas do olho. O exame é indolor, rápido e não invasivo. Gera diversas imagens e, assim, possibilita uma variedade de análises e tratamentos. Dessa forma, auxilia tanto uma simples prescrição de óculos quanto uma complexa adaptação de lente de contato ou cirurgia refrativa. Além disso, também consegue avaliar o pré e pós-operatório de catarata.

O OPDScan fornece uma avaliação da acuidade visual e da qualidade da visão. O exame analisa também a curvatura corneana, conseguindo, assim, identificar suspeitas de possíveis patologias.

Além disso, fornece a pupilometria, medida da pupila em ambientes claros e escuros, um dado fundamental para a cirurgia refrativa.

Além dos benefícios já ditos acima, a Aberrometria, que costuma ter duração média de 5 minutos, também é eficaz na detecção de ceratocone e outras doenças da superfície da córnea, bem como na avaliação pré-operatória de cirurgia da miopia (LASIK e PRK).

Orientações importantes

O exame é executado por técnico especializado após preparo adequado dos olhos do paciente, com lubrificação e hidratação da superfície ocular. Os resultados obtidos são analisados e interpretados pelo oftalmologista.

Para realizar o exame é preciso ter o pedido médico que conste a refração atualizada. Além disso, o paciente deve suspender o uso de lente de contato 7 dias antes do procedimento.