Também chamada de topografia da córnea, a Ceratoscopia computadorizada determina, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, analisa o relevo, mapeia a superfície e as irregularidades, do centro até as bordas da córnea. Dessa forma, permite o diagnóstico e acompanhamento de patologias, sobretudo o ceratocone.
Além disso, o exame é indicado para:
- Adaptação de lentes de contato;
- Avaliação de astigmatismos irregulares;
- Controle de retirada dos pontos nos transplantes de córneas;
- Pré e pós-operatório de cirurgias refrativas;
- Pós-operatório de ceratoplastias;
- Pós-operatório de transplante de córnea;
- Pré-operatório de cirurgia de catarata;
- Cicatrizes e opacidades da córnea;
- Distrofias e ectasias corneanas;
- Edema de córnea.
Como é feito o exame?
A Ceratoscopia computadorizada consiste na captura da imagem do reflexo de múltiplos anéis concêntricos de luz projetados na superfície da córnea. Então, o paciente olha para uma mira central e evita piscar durante alguns segundos para permitir a captura da imagem.
O aparelho utilizado possui um programa que analisa a distância desses anéis de luz refletidos em milhares de pontos distintos. Essas informações são traduzidas e geram um mapa colorido. Os dados ficam gravados e podem, posteriormente, serem comparados com outros exames anteriores ou posteriores. Desse modo, possibilita avaliar o efeito de uma cirurgia ou a evolução de uma patologia.
O resultado da Ceratoscopia é obtido por meio das imagens feitas pelos computadores. O médico oftalmologista responsável é quem fará a interpretação e análise.
Informações importantes
Trata-se de um exame indolor, não agressivo e não invasivo, pois não há qualquer contato do aparelho com os olhos. Costuma ser rápido, durando, em média, 5 minutos e não necessita de preparação prévia ou dilatação da pupila.
Além disso, caso o paciente faça uso de lentes de contato, deve suspendê-las de 5 a 15 dias antes do exame. De acordo com o caso, o oftalmologista poderá alterar esse período.