Antes de um procedimento cirúrgico é fundamental ter o diagnóstico correto para que o tratamento seja adequado. No caso da cirurgia de catarata, isso é feito através da biometria óptica, utilizando o aparelho IOL Master. Ele tem alta definição e precisão, permitindo medir diversas estruturas oculares. Entre elas, por exemplo, o globo ocular e sua parte interna.
Com as medidas é possível calcular os valores da lente intraocular, implantada em cirurgias de pacientes com catarata. Dessa forma, o indivíduo consegue ter uma visão melhor após o procedimento.
Além de pré-operatório da catarata, a biometria com IOL Master também é utilizada para diagnosticar e acompanhar doenças nas quais há um aumento do comprimento do olho. Por exemplo, a miopia, o glaucoma congênito, transplante de córnea e cirurgias de retina.
Como é feito?
O IOL Master é um biômetro que não precisa ter contato com os olhos para fazer a medição. Para isso, utiliza tecnologia de interferometria a laser. Além do comprimento axial do olho, o equipamento mede também a profundidade da câmara interior, diâmetro e curvatura da córnea.
Como o aparelho já tem em sua base de dados um programa com fórmulas modernas, com estas medidas fornece resultados para que o especialista escolha a lente intraocular mais adequada ao paciente.
O procedimento dura, aproximadamente, 10 minutos e fornece os resultados logo em seguida.
Orientações importantes
Para a realização do exame, não é necessário dilatar as pupilas. O paciente deve se alimentar normalmente no dia e, caso utilize lentes de contato, deve suspender por, no mínimo, 5 dias. Além disso, deve manter o uso de medicamentos/colírios de orientação médica.
A biometria feita com o biômetro IOL Master é aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) e considerada a mais precisa e de fácil utilização. Isso porque não há necessidade de anestesia por não tocar no olho do paciente.