Os óculos atualmente além de atenderem as necessidades de visão dos usuários precisam estar alinhados ao estilo de quem os usa e serem confortáveis. São basicamente divididos em Aro, pontes, plaquetas, hastes, charneiras e ponteiras, sendo compostos pela armação e par de lentes oftálmicas que podem ser classificadas em:
-Fabricação:
Inorgânica (mineral) – vidro
Orgânica – resina plástica
-Valor dióptrico:
Lentes convergentes ou positivas (+)
Lentes divergentes ou negativas (-)
-Foco:
Lentes monofocais – um só campo de visão;
Lentes bifocais – dois campos de visão;
Lentes trifocais – três campos de visão;
Lentes multifocais ou progressivas – vários campos de visão
As lentes podem ser ainda: esféricas / asféricas (miopia e hipermetropia) e cilíndricas (astigmatismo).
Para que a saúde ocular não seja prejudicada é importante que se tome cuidados com os óculos, algumas dicas são importantes para mantê-los sempre bem higienizados e com boa aparência:
-Evite guardar ou utilizar seus óculos em ambientes com temperaturas muito quentes como saunas e porta-luvas de carro. O calor excessivo pode prejudicar a estrutura do objeto.
-Não deixe seus óculos soltos por aí, guarde-os sempre no estojo. E evite deixar as lentes viradas para baixo, pois um movimento mais brusco pode danificá-las.
-Evite o contato dos seus óculos com perfume, maquiagens ou qualquer outra substância química, pois podem danificar o tratamento das lentes, principalmente as que são antirreflexo.
-Lave sempre os seus óculos quando voltar de lugares como praias, a maresia, areia e filtros solares podem danificar as lentes e a armação.