Quem pode fazer cirurgia a laser?
Para a análise dos candidatos à cirurgia a laser, é necessário um exame oftalmológico completo, o qual deverá ser realizado por um especialista em cirurgia a laser. Para um ótimo resultado, é necessário o preenchimento de alguns critérios de segurança como:
- Idade superior a 18 anos;
- Ausência de doenças oculares;
- Ausência de doenças sistêmicas;
- Ausência de gravidez.
Quais os exames que são solicitados para poder fazer cirurgia refrativa?
A chave para o tratamento ocular a laser bem-sucedido está na análise precisa de cada caso. Por ocasião da consulta, você irá realizar uma série de exames diagnósticos fundamentais para a avaliação dos seus olhos e a indicação cirúrgica correspondente.
Na avaliação pré-operatória, além da consulta oftalmológica normal serão realizados alguns exames complementares (Topografia, paquimetria, microscopia e mapeamento de retina) específicos para afastar a possibilidade de haver alterações e/ou degenerações oculares que contraindiquem a cirurgia.
Todos podem fazer cirurgia refrativa à laser??
Em primeiro lugar o candidato deve estar estimulado a realizar a cirurgia com expectativas reais quanto à eliminação dos seus óculos ou lentes de contato, o que será discutido no decorrer da avaliação pré-operatória. As características físicas do seu olho serão avaliadas para saber se sua córnea permite a aplicação do laser.
Tenho miopia e astigmatismo, o laser trata os dois problemas?
O LASER permite corrigir graus de miopia, hipermetropia, assim como astigmatismo isolado ou em associação com os anteriores. A amplitude de correção depende dos parâmetros dos exames de cada paciente.
Quais as indicações da cirurgia a laser?
A Cirurgia a Laser é indicada em pacientes com miopia, hipermetropia e astigmatismo que têm desejo de diminuir a dependência de óculos ou lentes de contato.
O que é cirurgia refrativa à Personalizada?
Dois olhos com o mesmo vício de refração (os comumente chamados “graus” de miopia, hipermetropia ou astigmatismo), não serão necessariamente iguais quanto a outros parâmetros oculares como curvatura, comprimento, espessura da córnea e aberrações ópticas.
A cirurgia refrativa tradicional apesar da alta tecnologia corrige os graus sem levar em conta a individualidade dos olhos.
A cirurgia refrativa personalizada não se restringe apenas à correção dos vícios de refração, mas avalia as características individuais de cada olho (personalização) para a programação cirúrgica específica.
Quais as contraindicações da cirurgia a laser?
Doenças oculares, entre elas o ceratocone, e infecções oculares em atividade. Na consulta pré-operatória, serão realizados exames detalhados específicos para verificar a possível presença de doenças oculares que possam contraindicar a cirurgia. Doenças sistêmicas, como doenças do colágeno, doenças autoimunes e imunodeficiências. · A Cirurgia a Laser não pode ser feita em mulheres grávidas ou amamentando.
A cirurgia refrativa dói?
Não. São utilizadas apenas gotas de colírio anestésico, que são eficientes para eliminar a dor no ato operatório.
Como é feita a cirurgia a laser? É necessário internação?
A cirurgia a laser é realizada sob anestesia tópica (colírio) e leva em média 15 minutos por olho. Não é necessária internação antes ou após a cirurgia e os pacientes são liberados imediatamente após o procedimento.
Quantos dias antes da consulta devem ser suspensos o uso das lentes de contato?
- Para usuários de lentes de contato gelatinosas, recomenda-se ficar no mínimo dois dias sem colocá-las antes da consulta pré-operatória. As pessoas que usam lentes de contato rígidas devem suspender seu uso no mínimo cinco dias antes da consulta. Em alguns casos, é necessário suspender o uso das lentes de contato por tempo mais prolongado, caso seja detectada alguma alteração na topografia corneana.
O que acontecerá quando eu ficar mais velho?
Quando chegamos aos 40 anos, o mecanismo do cristalino – que nos ajuda a focalizar as imagens para perto – não funciona tão bem quanto antes, causando a presbiopia (vista cansada). Como resultado, a maioria de nós necessitará de óculos para leitura.
Qual é o preço da Cirurgia a Laser?
Pessoas de todos os níveis de renda podem fazer a cirurgia. Além do preço menor, atualmente é possível parcelar o pagamento ou pagar através de cartão de crédito. Todo o custo da cirurgia pode ser reembolsado através de restituição na sua declaração de imposto de renda. Além disso, alguns convênios cobrem parcialmente ou mesmo integralmente os custos da cirurgia. Faça o cálculo de quanto será gasto em óculos ou lentes de contato nos próximos anos, e você verá que o preço da Cirurgia a Laser, em médio prazo, é menor do que o preço gasto em óculos ou lentes.
Quanto tempo após a cirurgia pode-se voltar às atividades normais?
Pacientes sentem-se aptos a exercer atividades normais no dia seguinte à cirurgia na grande maioria dos casos. Os primeiros 2 a 3 dias após a cirurgia são os que necessitam mais atenção. Pode-se assistir televisão, ler e usar computador até no mesmo dia da cirurgia.
O que é a cirurgia a laser personalizada?
O olho é tão único quanto à própria impressão digital de cada pessoa. Isto significa que embora certas pessoas tenham exatamente o mesmo grau (miopia ou hipermetropia e astigmatismo), elas podem apresentar imperfeições exclusivamente individuais, tecnicamente chamadas de aberrações de alta ordem. Tais imperfeições interferem na qualidade da visão.
Em geral, a aplicação do laser de modo convencional corrige as aberrações de baixa ordem, porém, não melhora as de alta ordem, podendo até piorá-las, sendo comum o paciente ter uma boa quantidade de visão, porém com má qualidade.
Daí a denominação cirurgia personalizada, pois ao realizar a cirurgia baseado neste exame de frentes de onda, o laser corrigirá não somente as imperfeições de baixa ordem como também as de alta ordem. Podendo ser realizada tanto para a técnica de PRK como de LASIK
Os resultados com a cirurgia personalizada têm proporcionados resultados extremamente satisfatórios e jamais antes obtidos.
O que é normal sentir após a Cirurgia a Laser?
Um pequeno desconforto ou sensação de olho seco pode ocorrer, e é facilmente aliviada com uso de colírios. Quase todos os pacientes têm fotofobia (sensibilidade à luz) somente no dia da cirurgia. As luzes à noite podem apresentar um brilho exacerbado (ofuscamento) durante alguns dias ou, eventualmente, algumas semanas. É raro que estes sintomas persistam por mais de alguns meses, ou seja, na grande maioria dos pacientes, estes sintomas aparecem no dia da cirurgia e depois desaparecem progressivamente.
A cirurgia a Laser tem riscos?
A Cirurgia a Laser, quando realizada sob condições ideais, apresenta mínimos riscos de complicações em relação aos benefícios que pode proporcionar. Como em todo procedimento cirúrgico, os riscos existem. A complicação mais frequente que pode ocorrer é haver resíduo do grau tratado, ou seja, a hiper ou a hipocorreção. Na maioria das vezes é possível o retratamento dos pequenos graus residuais após alguns meses, caso seja necessário. Enfim, a maioria das complicações que ocorrem pode ser tratada e resolvida e não resulta em interferência na visão.
Recomendações
– Respeitar a orientação médica, quanto às atividades permitidas e prazo de liberação.
– Usar óculos escuros quando o sol estiver forte. - Diante de qualquer sintoma estranho, entrar, imediatamente, em contato com o seu médico.
– Evitar praia, piscina, saunas, práticas esportivas (principalmente coletivas), ambientes poluídos onde há poeira, fuligem, etc., uso de maquiagem e carregar animais domésticos.
– Ver televisão com o protetor, mas a visão, provavelmente, estará embaçada.
– Nos primeiros dias após a cirurgia, sua visão será embaçada. Você observará uma melhora gradual no decorrer de alguns dias ou semanas e a visão deverá voltar ao normal, permitindo realizar suas atividades, sem maiores transtornos.
– Comparecer aos retornos e consultas previamente agendadas, para que o médico possa avaliar a estabilização e a resposta ao tratamento.