Os cuidados com os olhos devem começar logo após o nascimento, antes mesmo da saída da maternidade, com a realização do “teste do olhinho”, ou teste do reflexo vermelho, que é um exame rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.
Já na fase adulta são vários os fatores que influenciam no cuidado com os olhos, poluição, ambientes com ar condicionado, alterações climáticas, entre outras, para isso alguns cuidados devem ser tomados:
– Utilização de óculos de sol para proteger do vento e das ações de raios UVA e UVB.
– Evitar coçar os olhos, pois isto estimula mais a alergia ocular.
– Ter cuidado com produtos químicos. Se atingirem os olhos, lave-os durante 20a 30 minutos com soro fisiológico ou água limpa e, depois disso, procure o médico com urgência.
– Deve-se ter muito cuidado com colírios. Nunca se deve usar um colírio sem receita médica. Os olhos são órgãos extremamente sensíveis e um colírio errado pode trazer sérios problemas e levar até mesmo á cegueira
Entre os idosos, a visão pode ser prejudicada de diferentes formas como, campo visual, percepção de cores, visão noturna, visão de perto, de longe, além de doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada á idade (DMRI) que ocorre geralmente após os 60 anos.
Em todas as fases da vida, o acompanhamento de um oftalmologista é essencial, para garantir o bom funcionamento dos olhos, diagnosticar problemas precocemente e prevenir o aparecimento de doenças oculares.