Passados alguns meses, ou até anos, da realização da cirurgia de catarata é comum ocorrer uma opacificação da cápsula posterior do cristalino, na qual se apoia a lente ocular. Acontece em cerca de 30% dos pacientes e, em alguns casos, a opacidade se torna tão densa que provoca diminuição considerável da visão. Essa perda de transparência pode ser tratada através da capsulotomia por YAG laser, que age com segurança, eficácia e sem dor.
Algumas pessoas chamam a opacificação da cápsula posterior de “catarata secundária” ou “segunda catarata”. No entanto, não é uma catarata, mas sim uma possível complicação da cirurgia.
Como é feita?
Através do laser Nd: YAG, o procedimento abre a cápsula posterior por um orifício e, dessa forma, busca restituir a visão normal do indivíduo. A capsulotomia por YAG laser é uma técnica realizada sob anestesia tópica, em ambiente ambulatorial, e leva apenas alguns minutos para ser finalizada.
Riscos e complicações
Assim como em qualquer procedimento, na capsulotomia também podem existir riscos e complicações – embora seja um tratamento bastante seguro. A mais frequente costuma ocorrer nas primeiras horas após a cirurgia, com o aumento da pressão intraocular. Nesse sentido, o oftalmologista pode receitar colírios para aliviar.
Apesar de raros, existem outros possíveis riscos. Por exemplo:
- Edema macular;
- Edema da córnea;
- Descolamento de retina;
- Danos ou deslocamento da lente intraocular.
Cuidados pós-procedimento
O paciente que se submeter à capsulotomia por YAG laser deve ter alguns cuidados posteriores. Como é realizada em ambulatório, o indivíduo pode retornar para casa logo após a cirurgia. Também deve ser feita uma avaliação e controle da pressão intraocular após o procedimento. Não costuma haver dor nos olhos, mas, caso surja, o médico responsável deve ser contatado.
Além disso, o paciente deverá utilizar colírios anti-inflamatórios de acordo com prescrição médica. Embora possa retomar suas atividades normais imediatamente, o olho operado precisa de cuidados nos primeiros dias.