pterigio-01
pterigio-02

Pterígio é uma doença ocular que consiste no crescimento anormal de e descontrolado do tecido conjuntivo límbico, que cresce naturalmente na superfície da córnea. Atinge, sobretudo, pessoas que vivem em regiões muito quentes e que se expõem excessivamente ao sol.

Isso pode causar irritação e inflamação nos olhos, facilitando a formação da doença. Já instalada, ela provoca coceira, ardor, visão turva e vermelhidão. Geralmente, esse tecido rosado ou avermelhado surge na parte interna do olho, próxima ao nariz, e cresce lentamente, se expandindo através da córnea.

Na maioria dos casos, o pterígio provoca desconforto, mas não representa risco grave. Entretanto, quando cresce em excesso, pode ocasionar sérios problemas de visão. Nesses casos, a cirurgia pode ser necessária.

Diagnóstico e tratamento

Além de um exame físico no qual o oftalmologista deve verificar os sintomas, alguns exames podem ser solicitados. Entre eles, por exemplo, o teste de acuidade visual e topografia da córnea.

O primeiro passo do tratamento é o uso de colírios especiais anti-inflamatórios. No entanto, de acordo com o caso e se o método medicamentoso não for suficiente, é necessário recorrer à cirurgia.

O procedimento é feito com o paciente sob efeito de anestesia local. Em geral, o pterígio é removido com uma técnica de raspagem do tecido em excesso.

Cola biológica

Trata-se de uma alternativa aos pontos tradicionais. Ou seja, ao invés de suturas, o médico aplica a cola biológica no olho do paciente. Não causa nenhuma sensação, apenas de estar pingando algum medicamento normal. Então, a cola irá ligar a região afetada na operação e cicatrizar muito mais rápido.

Os benefícios do uso da cola biológica são muitos. Além de deixar o momento cirúrgico mais rápido, com duração aproximada de 20 minutos, torna o pós-operatório mais tranquilo. Com isso, o paciente pode retomar suas atividades normais após sete dias. Além disso, o método diminui as chances de reincidência da doença.