crosslink

Crosslink é uma técnica cirúrgica utilizada para o tratamento de ceratocone, considerada menos agressiva do que o transplante de córnea. O procedimento induz o aumento da rigidez e da resistência da membrana. Dessa forma, permite que ela não se altere com o passar dos anos, além de diminuir os impactos à visão e à qualidade de vida do indivíduo.

Por meio desse tratamento é possível, portanto, retardar ou até bloquear os danos causados pelo ceratocone. Além disso, evita a perda de acuidade visual e a necessidade futura de um transplante.

Como o crosslink é feito?

É uma cirurgia considerada minimamente invasiva, que pode ser feita apenas com anestesia tópica através do uso de colírios. A duração é de, mais ou menos, uma hora e o paciente recebe alta no mesmo dia, logo após o final do procedimento, sem necessidade de internação, repouso ou jejum.

A técnica consiste na aplicação de um colírio especial à base de riboflavina (vitamina B2). Posteriormente, é ativado por um feixe de luz ultravioleta, que estimula a contração e união das fibras de colágeno. Dessa forma, aumenta a resistência da córnea e reforça sua estrutura. Portanto, isso minimiza, consideravelmente, as chances de progressão do ceratocone.

Após a aplicação da luz, coloca-se uma lente de contato terapêutica. Assim, ela irá atuar como uma espécie de curativo sobre a retina enquanto o epitélio cicatriza. O processo leva em torno de sete dias e, em seguida, a lente deve ser retirada.

Por fim, além dessa lente, o paciente deverá utilizar um colírio antibiótico por cerca de sete dias e um anti-inflamatório por, em média, um mês.

Pós-operatório

As complicações são raras, mas, assim como em qualquer procedimento cirúrgico, podem ocorrer. Normalmente, estão relacionadas a problemas temporários como, por exemplo, infecções leves, perda da transparência ou inchaço da córnea, visão dupla ou embaçada. Além disso, é possível que o paciente desenvolva fotofobia, mas isso é facilmente contornado com o uso de óculos escuros de boa qualidade.

Depois da cirurgia, o indivíduo pode sentir a visão um pouco embaçada, no entanto ela tende a se recuperar gradativamente. Geralmente, volta ao normal dentro de 30 dias.