Orbscan, ou tomografia da córnea, é um exame que mede a espessura e avalia o formato da córnea, seja da parte externa ou da interna. Além disso, pode ser indicado para:
- Avaliação corneana pré e pós-operatório da cirurgia refrativa;
- Avaliação de tratamentos;
- Avaliação da espessura corneana, importante para o diagnóstico de doenças;
- Analisar a profundidade de câmara anterior;
- Ajudar no acompanhamento de paciente que apresentem doenças ectásicas da córnea como, por exemplo, ceratocone, ectasia induzida e degeneração marginal pelúcida;
- Avaliar a adaptação de lentes de contato rígidas e gás permeáveis;
- Avaliação pré e pós-transplante de córnea.
Somente após a realização desse exame é possível estabelecer um prognóstico, nos casos dos candidatos a cirurgias refrativas em geral.
Como o exame é feito?
O Orbscan utiliza um aparelho de alta resolução que captura 40 fendas de luz a ângulos de 45 graus projetadas na córnea, similares ao observado durante o exame de lâmpada de fenda. As fendas são projetadas no segmento anterior do olho: a córnea anterior, a córnea posterior, a íris anterior e o cristalino anterior.
Orientações para realizar o exame
Caso o paciente seja usuário de lentes de contato não deve utilizá-las no dia do exame. Além disso, se a lente for gelatinosa, deve suspender seu uso três dias antes; caso seja rígida, precisa ficar 5 dias sem. Não é necessário levar acompanhante ao local, pois a pupila não será dilatada.