oct

A Tomografia de Coerência Óptica, também conhecida como OCT, é um exame de imagem moderno, capaz de ver detalhadamente, em três dimensões, diferentes camadas de tecidos oculares. Dessa forma, ajuda a diagnosticar problemas oftalmológicos precocemente como, por exemplo, degeneração macular, retinopatia diabética e glaucoma.

O OCT é feito através da pupila, de forma rápida (10 a 20 minutos), indolor, não invasiva e sem contato com o olho do paciente. Entre os demais benefícios do exame estão:

  • Rapidez no escaneamento da área estudada;
  • Possibilidade de capturar imagens mesmo com a pupila pouco dilatada;
  • Dispensa o uso de contraste.

Como a Tomografia de Coerência Óptica é feita?

Em primeiro lugar é preciso retirar a lente de contato do indivíduo, caso ele utilize. Em alguns casos, pode ser dilatada a pupila com o uso de colírios. O paciente é posicionado em frente ao aparelho e deve ficar com o olho imóvel. Então, o instrumento emite um feixe de luz, com intensidade próxima ao infravermelho, que capta as imagens em corte das estruturas oculares.

O exame praticamente não representa riscos, pois não há emissão de radiação. O único efeito colateral que o paciente irá sentir é a visão turva por algum tempo, por conta da dilatação da pupila.

Informações importantes

A Tomografia de Coerência Óptica pode ser feita em qualquer clínica oftalmológica. O paciente deve ficar o mais tranquilo possível para que a captação de imagens seja bem-sucedida. Pois, caso ocorram pequenos movimentos oculares ou lacrimejamento durante o procedimento, poderá ser necessário repeti-lo inúmeras vezes.

Por isso, de acordo com o paciente, um método de fixação (do olho ao aparelho) é escolhido. Pode ser interno, quando a fixação ocorre na lente ocular do instrumento pelo olho que será rastreado, ou externo, em que a fixação é contralateral. Desse modo, minimiza-se a movimentação durante o procedimento.

O exame não pode ser feito quando há opacidade significativa do meio do olho do paciente, como no caso de catarata avançada. Isso porque impede a visualização e captação das imagens.